quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NIETZSCHE - SOBRE SI - PARA OS HOMENS

"EU SOU O ANTEPARO NA MARGEM DO RIO... AQUELE QUE PUDER PRENDER-ME, QUE O FAÇA. SAIBA-SE, PORÉM, DE UMA COISA: EU NÃO SOU A VOSSA AMULETA".(P, 45)... "UMA COISA É O PENSAMENTO, OUTRA A AÇÃO, OUTRA A IMAGEM DA AÇÃO".(P,44)

NIETZSCHE - SOBRE O SENTIDO DA LIBERDADE

OS TEUS CÃES SELVAGENS(QUE EXISTEM DENTRO DE VOCÊ) QUEREM SER LIVRES? ELES LATEM DE PRAZER QUANDO O TEU ESPÍRITO TENDE A ABRIR TODAS AS PRISÕES? EU ENTÃO VOS DIGO: PARA MIM NÃO PASSAS APENAS DE UM PRESO QUE SONHA COM A LIBERDADE... DE ALMA ASTUTA E MÁ. DIGO-VOS TAMBÉM: O QUE LIBERTOU O TEU ESPÍRITO NEESSITA AINDA PURIFICAR-SE.(P, 47, 48, NIETZSCHE)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NIETZSCHE- SOBRE O HOMEM SUPERIOR

"COMETI A LOUCURA DOS SOLITÁRIOS E FUI PARA A PRAÇA PÚBLICA AO ENCONTRO DOS HOMENS... E APRENDI UMA COISA: NA PRAÇA PÚBLICA NINGUÉM ACREDITA NO HOMEM SUPERIOR. E SE O HOMEM SUPERIOR TEIMAR EM QUERER FALAR-LHES LÁ, A POPULAÇA DIZ: "AQUI TODOS SOMOS IGUAIS". EU, PORÉM, VOS DIGO: HOMEM SUPERIOR, NÃO QUEIRA SER IGUAL... FUJA DA PRAÇA PÚBLICA!"(P, 216)

NIETZSCHE - SOBRE A SUA SABEDORIA

"A MINHA SABEDORIA SE ACUMULA A MUITO TEMPO COMO UM RAIO... UMA TEMPESTADE; CADA VEZ SE TORNA MAIS TRANQUILA E SOMBRIA. TODAVIA... PARA ESSES HOMENS DE HOJE NÃO QUERO SER NEM CHAMAR-ME LUZ... A ESTES... QUERO CEGÁ-LOS. E DIGO: RAIO DA MINHA SABERDORIA, CEGA-OS!". (P, 219)

NIETZSCHE - SOBRE AS CONQUISTAS

"SE QUERES SUBIR, ESCALAR ALTAS MONTANHAS, SERVI-VOS DAS VOSSAS PERNAS! NÃO VOS DEIXE NINGUÉM TE LEVAR AO ALTO; NÃO VOS SENTEIS NAS COSTAS OU NA CABEÇA DE OUTREM". (P,220, X)

SOBRE A INTELIGÊNCIA

"A INTELIGÊNCIA É A VIDA QUE CLARIFICA A PRÓPRIA VIDA... ESTOU FARTO DE TODAS AS MEIAS-INTELIGÊNCIAS, DE TODOS OS NEBULOSOS, FLUTUANTES E VISIONÁRIOS..."(NIETZSCHE)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O SENTIDO DAS UTOPIAS

O SENTIDO DAS UTOPIAS
 
 
"QUANTO MAIS ME APROXIMO DO MEU ALVO, MAIS PONHO O MEU ALVO DISTANTE DE MIM. VIVO DE SONHOS INATINGÍVEIS... DE AMORES IMPOSSÍVEIS... DE METAS ESTELARES... QUANTO MAIS REALIZO, MENOS CREIO TER REALIZADO; QUANTO MAIS EU AMO, MENOS CREIO TER AMADO. QUANTO MAIS ME APROXIMO DO MEU ALVO, MAIS EU PONHO O MEU ALVO DISTANTE DE MIM. VIVO DE UTOPIAS: O QUE ME IMPORTA É CAMINHAR... CAMINHANDO SE APRENDE MAIS ALTO QUERER SONHAR... AMANDO SE APRENDE A MELHOR AMAR... CAMINHANDO SE APRENDE QUE O VERDADEIRO CAMINHO, O ÚNICO E NECESSÁRIO CAMINHO, FAZ-SE AO SE COMEÇAR A ANDAR..."
 
PS.POEMA DO LIVRO: A COMPLEXIDADE DO ÓBVIO